Conheça o medicamento aprovado nos EUA que promete prevenir as crises de migranea
Uma nova molécula promete revolucionar o tratamento de enxaquecas episódicas. O FDA (Food and Drug Administration), órgão de fiscalização sanitária dos Estados Unidos, aprovou o uso da molécula erenumab para o uso preventivo de enxaquecas em adultos. O medicamento, que é biológico, é administrado uma vez ao mês por meio de injeções.
A droga considerada uma inovação para o tratamento da enxaqueca, age inibindo o receptor PRGC (peptídeo relacionado ao gene da calcitonina), substância envolvida nos episódios de enxaqueca. Não há previsão da aprovação do medicamento no Brasil, que deverá ser submetido para a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Enxaqueca: muito além de uma dor de cabeça
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, a enxaqueca atinge cerca de 15% dos brasileiros. O problema é mais frequente em mulheres do que em homens e, no mundo, afeta cerca de 10% da população.
Diferentemente da dor de cabeça comum, a enxaqueca é caracterizada por uma dor intensa e pulsante que pode durar até 72 horas. Dependendo da gravidade, ela pode provocar náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e a sons. Pessoas que sofrem com crises de enxaqueca costumam ter episódios com uma certa recorrência, causados por mudanças hormonais, estresse, alterações na dieta ou exposição a fatores ambientais como iluminação ou cheiros.
A enxaqueca episódica afeta 90% dos pacientes com enxaqueca e se caracteriza por pelo menos 15 episódios de dores de cabeça ao mês. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca é uma das doenças mais incapacitantes do mundo, pois tem impacto social, econômico e emocional nos pacientes.
Algumas pessoas apresentam um sintoma conhecido como aura, que antecipa a chegada da dor de cabeça. A aura representa alterações visuais como pontos de luz na visão ou visão embaçada. De acordo com o Ministério da Saúde, esse sintoma está presente em 18% dos pacientes que sofrem com enxaquecas.
Além de medicamentos, é preciso adotar uma série de medidas para prevenir a enxaqueca, como:
- Gerenciar o estresse e buscar técnicas de relaxamento para aliviar a tensão do dia a dia
- Praticar atividades físicas regularmente
- Evitar alterações na dieta e prestar atenção nos alimentos que despertam crises, como chocolates, bebidas alcoólicas, embutidos (por serem ricos em nitritos e nitratos), alimentos gordurosos, etc.
- Quando suspeitar que irá ter uma crise, procure um ambiente menos iluminado
- Tenha hábitos regulares de sono. O sono irregular pode desencadear episódios de enxaqueca
- Evite cheiros muito fortes, como perfumes e solventes
- Beba bastante água. A enxaqueca também pode ser causada por desidratação.
Fonte:
https://www.drugdevelopment-technology.com/projects/aimovig-erenumab-treatment-episodic-migraine/
Deixe um comentário