Quando uma criança nasce ela precisa de vários cuidados para crescer e se desenvolver adequadamente. Em geral, é o médico Pediatra que está presente no primeiro ano de vida, acompanhando os marcos do desenvolvimento, como engatinhar, falar, andar, desfraldar, assim como seu crescimento, que é a relação do ganho de peso e de altura, além do acompanhamento da circunferência cefálica.
Entretanto, quando há alguma alteração nesses marcos ou ainda outras condições que acometam o sistema nervoso central e periférico da criança, ela dever ser encaminhada para o Neuropediatra, também chamado de Neurologista Infantil. A Neuropediatria é uma subespecialidade da Pediatria. O médico faz sua residência em Pediatria ou em Neurologia e depois uma segunda residência em Neurologia Infantil.
O Neuropediatra também exerce papel fundamental no seguimento de bebês prematuros. Isso porque há um alto risco de anormalidades no desenvolvimento de crianças que nascem antes do tempo. Assim, o acompanhamento com o Neuropediatra é crucial para identificar e fazer a intervenção precoce de qualquer condição que possa afetar o desenvolvimento neurológico.
Veja agora quais outras condições que o Neuropediatra diagnostica e/ou trata:
- Transtorno de Aprendizagem: Dislexia, Discalculia, Disgrafia, etc.
- Transtorno do Espectro Autista
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
- Atraso de fala
- Atraso motor
- Deficiência intelectual
- Distúrbios do sono
- Epilepsia
- Síndromes Genéticas
- Cefaleias
- Macrocefalia
- Microcefalia
- Distúrbios dos músculos e dos nervos
O Centro Neurológico Weinmann conta com a atuação da Dra. Andrea Weinmann, Neuropediatra e Especialista em Eletroencefalografia, na investigação e seguimento dessas condições.
Lembre-se: O diagnóstico e a intervenção precoce são fundamentais nos transtornos que afetam o desenvolvimento da criança. Ao notar qualquer alteração, fale com seu médico.
Deixe um comentário