Uso de órteses cervicais podem ajudar a controlar a dor na região

Dor no pescoço (cervicalgia) atinge de 30 a 50% da população todos os anos. Em 15% dos casos, a dor é crônica

As dores da coluna são comuns e são as principais causas de incapacidade temporária ou permanente em todo o mundo. Depois da lombalgia, que afeta a região do meio das costas para baixo, a mais prevalente é a cervicalgia, que atinge as regiões do pescoço e ombros. Entre as principais causas estão posturas inadequadas no dia a dia, estresse, tabagismo, hérnia de disco, doenças como osteoartrose e pós traumas, como acidentes de carro, por exemplo.

Infelizmente, uma má notícia para as mulheres: elas são mais afetadas que os homens pela cervicalgia, principalmente depois dos 40 anos.

Colares cervicais podem ajudar no tratamento
Segundo o neurocirurgião Dr. Iuri Weinmann, há diversos recursos que podem ser usados para tratar a cervicalgia, como medicamentos para aliviar a dor e a inflamação, fisioterapia e as órteses cervicais. “Em alguns quadros de dor no pescoço é necessário restringir os movimentos da região para melhora da dor, principalmente. A órtese é um dispositivo usado externamente ao corpo. Popularmente são chamados de “colares” cervicais”.

Além da dor
As órteses cervicais e de tronco, além de serem usadas para melhora da dor, também têm como objetivos proteger a região, auxiliar nos casos de lesões ou traumas, ajudar na recuperação após uma cirurgia e reduzir deformidades progressivas da coluna. Mas, se você está pensando em correr para uma loja e comprar um colar cervical, calma!

Dr. Iuri explica que a prescrição deve ser feita pelo médico, pois depende da causa da cervicalgia. “Quando indicamos uma órtese cervical, iremos analisar o segmento da coluna que se pretende limitar o movimento, que tipo de órtese será usada (rígida ou menos rígida), quais os objetivos e, claro, as recomendações de uso”, reforça o médico.

Tipos de órteses cervicais

  • Colar macio de espuma: este é o mais conhecido, o menos desconfortável e de baixo custo. Porém, tem pouca capacidade de restringir os movimentos. Em geral, é recomendado para aliviar as contraturas musculares da cervical.
  • Colar de Thomas ou Schanz: indicado para imobilização provisória pós-traumas ou pós-operatório de cirurgia de coluna.
  • Colar de Philadelphia: Um pouco mais eficiente na restrição de movimentos que os colares de espuma ou de Thomas, é indicado para fraturas menores, processo espinhoso das vértebras cervicais e em pós-operatório. Também usado em queimaduras no pescoço.
  • Colar de Miami Jackson: Esta órtese possui uma capacidade maior de restringir os movimentos que o Philadelphia, por ser semirrígido. Pode ser usado para traumas, osteoporose, osteoartrite e torcicolos.
  • Colar de NecLoc: É um colar rígido e eficaz na restrição dos movimentos da coluna cervical, dividido em duas partes. Pode ser usado para fraturas, pós-operatório e quando é necessário restringir o movimento.
  • Colar de Aspen: Indicações e características similares ao Philadelphia.
  • Halo Colete: Essa órtese imobiliza todos os movimentos da coluna cervical. É indicado para o tratamento de algumas fraturas da cervical e no pós-operatório da região occipitocervical.

Prevenção
Os hábitos da vida moderna, somados ao processo natural do envelhecimento, podem levar às dores na região cervical. Veja algumas dicas para prevenir a cervicalgia:

  • Escolha um travesseiro adequado, nem muito alto, nem muito baixo, que dê sustentação para o pescoço para que o mesmo fique alinhado com a coluna.
  • No computador mantenha uma postura ereta e evite ficar com a cabeça abaixada para digitar. Procure olhar para a tela do computador. A cadeira deve ter apoio para os braços para não forçar a musculatura dos ombros.
  • Cuidado com o uso do celular, pois a tendência é abaixar a cabeça e ficar nessa posição durante muito tempo. Leve a tela do aparelho até a altura dos olhos e, se possível, use um apoio para os braços.
  • Gerencie o estresse, porque muitas vezes a tensão fica acumulada justamente na região da cervical (dos ombros). Procure ao longo do dia alongar o pescoço e soltar os ombros. Dica: respire profundamente e solte a respiração totalmente, isso também ajuda a retira a tensão localizada nessa área.

Deixe um comentário

WeCreativez WhatsApp Support
Fale conosco ou agende sua consulta através do WhatsApp!
👋 Olá! Como podemos te ajudar?